O Seminário, livro 05 – Le séminaire, livre V

Versão brasileira

Lacan, Jacques. O seminário: livro 5: as formações do inconsciente (1957-1958). Trad. Vera Ribeiro, revisão Marcus André Vieira. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1999.

Versão francesa

Lacan, Jacques. Le séminaire de Jacques Lacan, livre V : les formations de l’inconscient. Paris: Éditions du Seuil, 1998.

 

 

Observações sobre as figuras contidas neste livro:

 

  • Na figura B94 - F90, a versão brasileira não contém a palavra eu [je] entre o algarismo 1 e o ponto A, nem a palavra objeto [objet] entre o ponto M e o algarismo 3;

  • A figura B345 - F333 tem alguns problemas tipográficos em algumas impressões, em outras não. Em algumas, no início da seta que levará ao M, se lê “O ris”, que foi posteriormente corrigido para “O riso”, a correta tradução de “Le rire”. Ao fim desta mesma seta, depois do A, onde se lê “O supereu”, em algumas impressões há um erro de tipografia na letra “O”, que aparece com apenas metade impressa, como um “C” ao contrário – Ɔ. Curiosamente, parece que estes erros ocorrem nas impressões que têm como endereço da editora (Jorge Zahar), a Rua México, 31, sobreloja Rio de Janeiro-RJ. As versões que tem como endereço da editora a Rua Marquês de São Vicente, 99, 1º, Rio de Janeiro-RJ não possuem estes erros.

  • A figura B482 - F470 apresenta, na versão brasileira o “Tu” bem mais próximo da linha que se inicia, à direita, com o d0; na versão francesa o “Toi” está mais próximo do A.

Clique na imagem acima para ter acesso às figuras.

latesfip - laboratório de teoria social, filosofia e psicanálise - universidade de são paulo

buli © 2019