O Seminário, livro 06 – Le séminaire, livre VI

Versão brasileira

Lacan, Jacques. O seminário: livro 6: o desejo e sua interpretação (1958-1959). Trad. Cláuda Berliner. Rio de Janeiro: Zahar, 2016.

Versão francesa

Lacan, Jacques. Le séminaire de Jacques Lacan, livre VI : le désir er son interprétation. Paris: Éditions de la Martinière, 2013.

 

 

Observações sobre as figuras contidas neste livro:

 

  • Na figura B37 - F40 há uma pequena discrepância entre as linhas pontilhada e contínua no início do esquema, perto da seta branca do ‚. Na versão francesa as linhas cinza (contínua) e preta (pontilhada) são sobrepostas no primeiro trecho, próximo ao ‚. Na versão brasileira não há esta sobreposição.

  • Na figura B144-2 - F157, há uma pequena diferença, insignificante, entre as versões. A linha que vai do vaso até o círculo próximo a B’, na versão brasileira adentra o círculo até o centro, o que não ocorre na versão francesa.

  • Na versão francesa da figura B242 - F265 o $ está em itálico.

  • Na figura B265 - F290 há uma pequena discrepância entre as linhas pontilhada e contínua no início do esquema perto da seta branca do $. Na versão francesa a linha é claramente contínua até a junção com o “m”, na versão brasileira ela é toda pontilhada do $ ao A.

  • Uma simples questão estética. Na versão francesa da figura B372 - F411 a tabela tem as linhas que fecham o quadro pelo exterior, o que não ocorre na versão brasileira.

Clique na imagem acima para ter acesso às figuras.

latesfip - laboratório de teoria social, filosofia e psicanálise - universidade de são paulo

buli © 2019