O Seminário, livro 02 – Le séminaire, livre II

Versão brasileira

Lacan, Jacques. O seminário: livro 2: o Eu na teoria de Freud e na técnica da psicanálise (1954-1955). Trad. Marie Cristine Laznik Penot. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1985.

Versão francesa

Lacan, Jacques. Le séminaire de Jacques Lacan, livre II : le moi dans la théorie de Freud et dans la psychanalyse. Paris: Éditions du Seuil, 1978.

 

 

Observações sobre as figuras contidas neste livro:

 

  • A figura B142-4 - F134-4 contém uma discrepância entre as versões. Na versão brasileira, o - a - do pequeno outro, no quadrante superior direito não possui o apóstrofo. Na versão francesa temos a'utre; na versão brasileira apenas a outro. Como podemos ver em diversas outras versões do esquema L, este apóstrofo diferencia o eu - a - do outro - a'. Caso o motivo fosse apenas separar a letra - a - dentro do círculo superior do restante da palavra outro (autre, em francês), deveríamos ter o mesmo apóstrofo no quadrante inferior direito separando o - A - dentro do círculo do restante da palavra Outro (Autre, em francês), o que não é o caso (este mesmo erro ocorre com esta figura nos escritos, na figura B58 - F53). Curiosamente, este mesmo erro não ocorre na figura B307 - F284 incluída neste mesmo seminário 2;

  • Na figura B177 - F167, a versão brasileira traz as letras R1, R2 e R3, referindo-se ao sistema R. Curiosamente esta letra foi substituída sem nenhum motivo aparente. No original francês o que temos é o sistema S: S1, S2, S3;

  • Na versão brasileira da figura B244 - F227 há o acréscimo de duas linhas. Para β temos, antes da primeira linha “Passagem de 3 para 2”. Posteriormente, em α, depois da segunda linha, temos “Passagem de 3 para 3”. Estas duas linhas não ocorrem na versão francesa.

Clique na imagem acima para ter acesso às figuras.

latesfip - laboratório de teoria social, filosofia e psicanálise - universidade de são paulo

buli © 2019